Evitar problemas com variadores de velocidade

Componentes de proteção e filtragem para variadores de velocidade:

1. Reatância de linha CA / reatância anti harmónica;
2. Filtro interferências eletromagnéticas (EMC) / rádio frequência (RFI);
3. Filtro dU/dt;
4. Filtro de onda sinusoidal;
5. Resistência de travagem;


1. Reatância de linha / anti harmónica.

- Diminuição da distorção da tensão na rede;
- Redução da corrente eficaz de entrada;
- Aumento do fator de potência na entrada do variador;
- Aumento da vida útil dos condensadores do bus DC;




2. Filtro EMC/RFI.

- Supressão do ruído elétrico;
- Bloqueio das tensões de interferência provocadas por manobras de cargas elétricas de grande potência na entrada do variador de velocidade (ex. arranque do motor);


3. Filtro dU/dt.
- Elimina os picos de tensão no motor (limita dU/dt a 500V/Us);
- Reduz o stress do isolamento do motor;
- Aumento da vida útil do motor;
- Implementar esse filtro para grandes distâncias de cabo (uma vez que o efeito dU/dt aumenta com a distância);



Fig. 1 - Aplicação Filtro dU/dt


4. Filtro de onda sinusoidal.



- Transforma a tensão da saída do variador de velocidade numa onda quase sinusoidal;
- Bloqueio das correntes de alta frequência;
- Implementar em ligações distantes e motores antigos;
- Eliminam as ondas refletidas de tensão;
- Redução do ruído do motor;
- Redução perdas do motor;
- Filtro passa baixo (1-1,5KHz);

Fig. 2 - Aplicação filtro sinusoidal




Fig. 3 - Sinal / onda de saída

5. Resistência de travagem.
- Utilizado quando o processo do motor utiliza travagem regenerativa;
- Impedir sobretensões no barramento CC;
- Energia cinética da carga em excesso é dissipada no resistor de travagem;







Esquematização