Componentes de proteção e filtragem para variadores de velocidade

Componentes de proteção e filtragem para variadores de velocidade:

1. Filtros de linha CA / anti-harmónico
2. Filtros interferências eletromagnéticas (EMC) / rádio frequência (RFI)
3. Filtros dU/dt
4. Filtros de onda sinusoidal
5. Resistências de travagem


1. Filtros de linha / anti-harmónicos.


- Diminuição da distorção da tensão na rede.
- Redução da corrente eficaz de entrada.
- Aumento do fator de potência na entrada do variador.
- Aumento da vida útil dos condensadores do bus DC.




2. Filtros EMC/RFI.

- Supressão do ruído elétrico.
- Bloqueio das tensões de interferência provocadas por manobras de cargas elétricas de grande potência na entrada do variador de velocidade (ex. arranque do motor).
- Elimina os picos de tensão no motor (limita dU/dt a 500V/Us).
- Reduz o stress do isolamento do motor.
- Aumento da vida útil do motor.
- Aplicação do filtro dU/dt para grandes distâncias de cabo (uma vez que o efeito dU/dt aumenta com a distância).






Fig. 1 - Aplicação Filtro dU/dt


4. Filtros de onda sinusoidal.



- Transforma a tensão da saída do variador de velocidade numa onda quase sinusoidal.
- Bloqueio das correntes de alta frequência.
- Implementação em ligações distantes e motores antigos.
- Eliminam as ondas refletidas de tensão.
- Redução do ruído do motor.
- Redução perdas do motor.
- Filtro passa baixo (1-1,5KHz).

Fig. 2 - Aplicação filtro sinusoidal




Fig. 3 - Sinal / onda de saída

5. Resistências de travagem.
- Utilizadas quando o processo do motor utiliza travagem regenerativa.
- Impedir sobretensões no barramento CC.
- Energia cinética da carga em excesso é dissipada no resistor de travagem.







Esquematização






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