Comportamentos atuais que causam perdas e perturbações
Cargas instáveis (não lineares) desperdiçam energia e causam distúrbios elétricos e na produção. São cada vez mais um problema nas nossas instalações.
Os comportamentos da corrente elétrica que criam perdas resumem-se a: energia reativa (deslocamento de fase devido a campos elétricos ou magnéticos), presença de harmônicos (perturbações para a produção e / ou da rede de energia), e desequilíbrio (distribuição de energia desigual entre as fases na rede elétrica).
Tais comportamentos criam distúrbios elétricos incluindo transientes (perturbações rápidas face a manobras de grande quantidade de energia), variações de tensão, flicker e ressonância (oscilações que causam instabilidade e sobrecarga).
Os comportamentos mais comuns que desperdiçam energia de forma significativa e contribuem para distúrbios elétricos incluem:
A potência reativa: O ângulo de fase entre as formas de onda de corrente e tensão num sistema de corrente alternada. Usado para desenvolver o campo magnético em motores, faz com baixo fator de potência.
Harmônicos: múltiplos da frequência de alimentação, ou seja, a quinta harmônica seria 250 Hz se a frequência de alimentação for de 50 Hz. Causada por cargas eletrónicas por exemplo, energia, tais como variadores de velocidade e sistemas UPS.
Desequilíbrio de fases: tensões de linha diferente. Causada por cargas monofásicas, fase para cargas de fase e cargas trifásicas desequilibradas, como equipamentos de solda.
Transientes (perturbações rápidas): Mudanças rápidas na onda senoidal que ocorre em ambos tensão e corrente. Causada por dispositivos de comutação, arranque e paragem do equipamento de alta potência.
Variações de tensão: A tensão da linha é maior ou menor do que a tensão nominal para um período mais curto. Causados por falhas por exemplo, de rede, comutação de cargas capacitivas e carga excessiva.
Flicker: As variações aleatórias ou repetitivas na tensão. Causada por moinhos, fornos a arco, equipamentos de solda e trituradores.
Oscilações (ressonâncias): O fluxo de energia elétrica, por exemplo, entre o campo magnético de um indutor e o campo elétrico de um condensador, muda de direção periodicamente.
Outros FAQ´s:
Qualidade Energética
- O que é a qualidade energética?
- O problema da baixa qualidade da energia.
- Comportamentos atuais que causam perdas e perturbações.
- Consequências de uma fraca qualidade de energia.
- Como evitar problemas com variadores de velocidade?
Energia Reativa: aceda aos FAQ´s.
Eficiência Energética: aceda aos FAQ´s.
Qualidade Energética: aceda aos FAQ´s.
Solução Filtros Ativos: aceda aos FAQ´s.
Presença de harmónicos: aceda aos FAQ´s.
Baterias de Condensador: aceda aos FAQ´s.