O que são harmónicos?

A Energia Elétrica que recebemos é de corrente alternada e tem a frequência de 60Hz que chamamos de fundamental; harmónicas são correntes com frequências múltiplas da fundamental que transitam no sistema causando grandes danos a equipamentos e condutores.

Qualquer mudança no sinal da onda da tensão ou corrente é designada como distorção, geralmente conhecida por THD ou taxa de distorção harmónica. Distorção na onda da tensão é designado como taxa de distorção harmónica na tensão (THDV - taxa de distorção harmónica na tensão simples, THDU - taxa de distorção harmónica na tensão composta). O mesmo acontece na onda da corrente em que a distorção é designada por taxa de distorção harmónica na corrente (THDI).

A distorção harmónica é composta por várias ondas sobrepostas à onda da corrente ou tensão da frequência fundamental. Essas ondas sobrepostas são harmónicos com ordem desde 2 até 50. A frequência de uma onda puramente sinusoidal é designada como frequência fundamental e possui uma harmónica de ordem 1, a harmónica de ordem 2 terá o dobro da frequência fundamental, e assim consecutivamente até a ordem 50.

A taxa de distorção harmónica é a diferença entre o valor eficaz da onda completa (até a ordem 50) e o valor eficaz da onda de frequência fundamental (ordem 1 a 50 Hz).

 

Com a presença de distorção harmónica, os equipamentos passam a trabalhar de forma deficiente, há prejuízo ao fator de potência, os condensadores são sobrecarregados, o isolamento dos condutores sofrem perdas devido a altas temperaturas dos mesmos, ocorrem queimas de equipamentos mais sensíveis como variadores de velocidade, arrancadores suaves, placas de interface entre equipamentos, entre outros, e com a diminuição da qualidade da energia, paga-se mais do que se consome, graças ao desperdício.







Outros FAQ´s:

Presença de Harmónicos:
Porque os harmónicos são prejudiciais?
Harmónicos e variadores de velocidade.

Energia Reativa: aceda aos FAQ´s.

Eficiência Energética: aceda aos FAQ´s.

Qualidade Energética: aceda aos FAQ´s.

Solução Filtros Ativos: aceda aos FAQ´s.

Baterias de Condensador: aceda aos FAQ´s.