Como funciona um arrancador suave?

A tecnologia dos arrancadores suaves

O arrancador suave é um dispositivo eletrónico composto de pontes de tiristores (SCRs na configuração antiparalelo) acionados por bloco eletrónico de controlo, a fim de controlar a tensão de arranque de motores de corrente alternada trifásicos. O arrancador suave controla a tensão sobre o motor através do circuito de potência, constituído por 2 a 6 tiristores SCRs, variando o ângulo de disparo dos mesmos e consequentemente variando a tensão eficaz aplicada ao motor. Assim, pode-se controlar a corrente de arranque do motor, proporcionando um arranque suave, de forma a não provocar quedas de tensão elétrica bruscas na rede de alimentação, como ocorre em arranques diretos.

 

1. Unidade SCRs (tiristores de potência) 

Normalmente os arrancadores podem controlar:

  • apenas uma fase
  • apenas duas fases
  • todas as três fases 

 

2. Bypass

Os arrancadores suaves também costumam utilizar a tecnologia chamada bypass. Basicamente, trata-se de um contactor que faz a ligação direta do motor à rede após o arranque do motor se encontrar concluído, ou seja, após o motor estar sujeito à tensão nominal da rede. Desta forma o contactor desativa os módulos de tiristores SCRs, evitando sobreaquecimento e desgaste precoce dos mesmos.

  

3. Unidade de controlo

Os arrancadores suaves reduzem a tensão por "estrangulamento" da forma onda sinoidal da tensão aplicada. A tensão inicial, determinada pelo utilizador, é aumentada até à tensão plena, variando para efeito o ângulo de estrangulamento, dependendo do perfil pré-definido do arrancador suave. Estes podem ser controlados através de malha aberta ou de controlo em malha fechada. 

  • Em malha aberta:
O arrancador comporta-se como um simples arrancador, onde executa o arranque de forma linear com base na tensão de ínicio (arranque) e o tempo de arranque, o qual dita o tempo necessário para chegar à tensão nominal e assim executar a respetiva rampa.
 
  • Em malha fechada:

O arrancador dispõe de feedback (leitura) do motor, carga e rede, permitindo desta forma controlos avançados tais ajustes das rampas de aceleração e desaceleração, como efetuar a proteção eletrónica para o motor, entre outras caracteristicas.

 

4. Proteção do motor

Os arrancadores suaves mais avançados podem ainda oferecer proteção eletrónica para o motor. Os arrancadores que oferecem este tipo de proteção requerem um chamado controlo em malha fechada de forma a obterem uma leitura do status do motor (corrente, tensão, temperatura, entre outros) e da rede.



Fique a conhecer a gama de arrancadores suaves da Zeben:



Arrancador suave polivalente, alta fiabilidade, fácil instalação

Arrancador suave, controlo completo de arranque e proteção de motor

Arrancador suave com controlo de inteligente de aceleração e desaceleração

Arrancador suave média tensão, última geração tecnológica

Ver gama completa de arrancadores suaves






Outros Faqs