O que é a Energia Reativa?
Enquanto a energia ativa é necessária para produzir trabalho, por exemplo, a rotação do eixo do motor, a reativa é necessária para produzir o fluxo magnético indispensável ao funcionamento dos motores, transformadores, entre outros. No entanto, a energia reativa "ocupa espaço" no sistema que poderia ser usado por mais energia ativa, e aumenta as perdas nas redes de distribuição e nas instalações de utilização, pelo que o seu consumo deverá ser controlado.
O Fator de Potência traduz o grau de eficiência do uso dos sistemas elétricos. Valores altos de fator de potência (próximos a 1,0) indicam uso eficiente da energia elétrica, enquanto valores baixos indiciam o seu mau aproveitamento, além de representar uma sobrecarga para todo sistema elétrico.
Para cálculo da energia reativa a faturar utiliza-se o fator tg φ, que se define como o quociente entre a energia reativa e a energia ativa medidas no mesmo período. Quanto maior for a tg φ menor será o fator de potência e maior será a energia reativa a transitar nas redes.
Outros FAQ´s:
Energia Reativa
- O que é a energia reativa?
- Se não produz trabalho físico porque se paga a energia reativa?
- Qual o impacto da nova legislação na fatura da energia elétrica?
- Como se pode reduzir esse impacto?
Energia Reativa: aceda aos FAQ´s.
Eficiência Energética: aceda aos FAQ´s.
Qualidade Energética: aceda aos FAQ´s.
Solução Filtros Ativos: aceda aos FAQ´s.
Presença de harmónicos: aceda aos FAQ´s.
Baterias de Condensador: aceda aos FAQ´s.