Os beneficios dos filtros ativos anti harmónicos

A marca Comsys é conhecida pela excelência no desenvolvimento de filtros ativos anti harmónicos, desde a correção de distorção harmónica até à correção do fator de potência. Com a sua tecnologia de ponta, a gama de produtos ADF Power Tunning consegue resolver os problemas na rede elétrica, aumentado a qualidade de energia e um consequente aumento da eficiência energética. Estes filtros eliminam as correntes harmónicas destrutivas, tendo a capacidade de trazer os harmónicos para níveis adequados. Eles diferem dos filtros passivos na medida em que não exigem antecipadamente avaliações de harmónicos atuais.

Os filtros ativos anti harmónicos desenvolvidos pela ADF Power Tunning podem trazer muitas vantagens à sua indústria.

Os filtros ativos anti harmónicos oferecem maior eficiência energética que permite minimizar os custos operacionais e manter os equipamentos em boas condições operacionais por muito mais tempo. Minimizam as interrupções durante o processo de produção, minimizam também as emissões de dióxido de carbono, isto graças à eficiência energética que eles oferecem.

O que é a qualidade energética?

" A qualidade de energia é a capacidade de a rede elétrica fornecer uma fonte de energia limpa e estável."

A qualidade de energia, idealmente, cria uma fonte de alimentação perfeita que está sempre disponível, tem uma forma de onda sinusoidal pura e sem ruído e está sempre dentro de tolerâncias de tensão e frequência admissíveis.





Os sete problemas mais comuns na qualidade da energia elétrica.


Potência Reativa: O ângulo de fase entre as formas de onda de tensão e corrente num sistema AC. Usado para desenvolver o campo magnético em motores, causa baixo fator de potência.




Harmónicos:
Os harmónicos são correntes e tensões com frequências múltiplas da frequência da energia fundamental provocando a deformação da onda da corrente e tensão.





Desequilíbrio de Rede:
Diferentes tensões de linha. Causados por cargas monofásicas, cargas fase a fase e cargas trifásicas desequilibradas, como equipamentos de soldagem.




Transitórios:
Alteração rápida na onda sinusoidal que ocorre tanto na forma de onda da tensão como na de corrente. Causado por dispositivos de comutação, arranque e paragem de equipamentos de alta potência.




Variações de tensão:
inclui dips, sags, swells, brown-outs. A tensão da linha é maior ou menor do que a tensão nominal por um período mais curto. Causada por falhas na rede, comutação de cargas capacitivas e carregamento excessivo.



Flicker:
Variações aleatórias ou repetitivas na tensão. Causada por exemplo, moinhos, operação de EAF (fornos de arco), equipamentos de soldagem e trituradores.




Oscilações (ressonâncias):
O fluxo de energia elétrica, exemplo entre o campo magnético de um indutor e o campo elétrico de um condensador, muda de direção periodicamente.






As suas instalações e equipamentos podem estar com pouca qualidade de energia se tiverem os seguintes sintomas:

- Velocidade de produção reduzida
- Aumento do consumo de energia
- Aumento dos custos de manutenção
- Taxas de consumo de energia reativa
- Produção bloqueada
- Equipamentos danificados
- Redução de tempos de vida dos equipamentos
- Perdas de comunicação
- Baixa eficiência energética




QUANTO É QUE ESTÁ A PAGAR PELA MÁ QUALIDADE ENERGÉTICA?

Melhorar a qualidade de energia reduz o risco, aumenta o rendimento e diminui o custo de fazer negócios.

Contacte-nos para obter mais informações e ajuda na tomada de decisão:

Pergunta de validação de formulário:
1+2=