Força Aérea Portuguesa


A Força Aérea Portuguesa foi criada a 1 de julho de 1952 e constitui-se como um ramo independente em paralelo com a Marinha e o Exército, integrando assim as aviações incorporadas naqueles ramos.


A Força Aéra Portuguesa é uma das forças do sistema de proteção nacional, e tem como principal missão cooperar de forma integrada na defesa militar da República Portuguesa, entre outros.



A Aeronave:
O EPSILON-TB 30 é uma aeronave que foi projetada para servir a fase elementar de pilotagem, permitindo que os formandos obtenham a formação e experiência necessárias.


Mais informações sobre o EPSILON-TB 30.




O EPSILON-TB 30 faz parte da Esquedra 101 - "Roncos", uma esquadra de instrução elementar básica em que a 2 de novembro de 1916 iniciou o primeiro curso de pilotagem ministrado em Portugal, tendo como Chefe de Pilotos o Comandante Sacadura Cabral.

Mais informações sobre a Esquadra 101 - "Roncos".





Para a correta utilização das aeronaves e de todo o equipamento, houve a necessidade da medição e análise de determinados elementos, nomeadamente:

- Medir a força G a que as aeronaves estão sujeitas durante os treinos;

- Medir a pressão atmosférica para perceber qual a fase do voo e qual a altitude a que o avião se encontra;

- Relacionar a força G exercida no avião com a altitude e fase do voo em que se encontra;

- Perceber se, durante o voo, o avião foi sujeito a forças G fora dos limites admissíveis;




Tendo em conta a especificidade da aplicação, foi instalado o equipamento MSR165.

datalogger MSR165 é o equipamento ideal pois permite registar 1600 vezes por segundo a aceleração nos 3-eixos, até uma intensidade de +/-15g, permitindo ainda a leitura da pressão atmosférica até 2000mbar, uma vez por segundo.


MSR165 tem a capacidade para mais de 1 bilião de registos e entrada digital para iniciar a gravação, que é utilizada quando o voo é iniciado.


Possui ainda 4 entradas analógicas para outros sensores, e muitas outras características diferenciadoras.