Medição e deteção de nível em líquidos
Tecnologia hidrostática:
O princípio de funcionamento das sondas hidrostáticas baseia-se na lei da hidrostática que diz que a pressão medida no fundo do reservatório é proporcional ao nível do líquido. A sonda hidrostática compara a pressão do fundo do reservatório com a pressão atmosférica (medida através de um tubo capilar no interior do cabo até à superfície). Por conseguinte, a eletrónica interna da sonda processa a pressão e cria um sinal analógico proporcional ao nível.
Sensores ou medidores capacitivos:
Existem sensores capacitivos tanto para medição como para deteção do nível, sendo que todos eles se baseiam no mesmo princípio: medição da capacitância. Os medidores de nível são instalados na vertical e medem a capacitância entre dois pontos, normalmente entre a sonda e o depósito. O resultado da capacitância medida é diretamente proporcional ao nível do material.
Os detetores de nível, que tanto podem ser instalados na horizontal como na vertical, ativam o sinal de saída quando a capacitância medida é suficientemente superior à medida em vazio. Esta sensibilidade normalmente é ajustável, permitindo ao sensor detetar o material ainda antes de este entrar em contato com a sonda, ou o inverso: ignorar material acumulado.
Radar:
Quando falamos em tecnologia de radar para medição de nível, é necessário distinguir as metodologias de radar sem contacto e de radar de onda guiada. A metodologia de radar sem contacto acontece quando pulsos eletromagnéticos, de alta frequência, são enviados pelo sensor e refletidos na superfície do líquido, onde o “tempo de trânsito” dos pulsos é medido e convertido em nível. Na metodologia de radar de onda guiada o princípio de funcionamento é exatamente o mesmo, com a grande diferença de que os pulsos eletromagnéticos são enviados através do elétrodo.
Ambos os métodos são bastante precisos e fiáveis e cobrem a maioria das aplicações tanto em aplicações com líquidos como com sólidos.
Tecnologia ultrassónica:
O princípio de medição da tecnologia ultrassónica caracteriza-se pelo seu “vai e vem”: o sensor emite pulsos ultrassónicos até à superfície do líquido, sendo estes refletidos e recebidos novamente pelo sensor. A distância para a superfície é obtida através do tempo de “ida e volta” dos pulsos, obtendo-se assim o nível do líquido.
SOLICITE MAIS INFORMAÇÕES SEM COMPROMISSO
Melhorar a eficiência e eficácia de todos os processos, traz vantagens no aumento do rendimento do sistema como um todo. Com as nossas informações e análise certamente iremos ajudar no processo de tomada de decisão: