Smart metering e smart cities - As inovações do futuro hoje
Smart cities com consumo sustentável
O smart metering e as smartcities são sem dúvida o futuro das nossas vidas e facilmente percebemos as vantagens em aderir e repensarmos todos os sistemas e aplicações para tentarmos ir ao encontro destes conceitos.
As smartcities já não são o futuro, são o presente.
Está pronto para embraçar as novas tecnologias?
A água é um dos fatores e recursos naturais mais importantes na equação das smart cities e do smart metering.
A monitorização do consumo de água em cidades e outras aplicações tem ainda hoje algumas insufciências no que diz respeito ao controlo.
No entanto as novas tecnologias associadas aos contadores de água permitem que este recurso seja controlado de forma mais fácil e rápida e ainda de forma mais eficiente promovendo-se a redução de perdas e a otimização dos consumos dos sistemas.
Tecnologias de comunicação como LoRa ou GPRS, contadores pré e pós pagos e comunicação AMR são apenas algumas das novidades tecnológicas associadas aos contadores de água que nos permitem hoje em dia a otimização e controlo dos sistemas de bombagem, abastecimento e adução de água.
Os contadores de água pré e pós pagos diferenciam-se pela tipologia do consumo, ou seja, no sistema pré-pago a estimativa de consumos é paga antecipadamente.
Principais vantagens dos contadores de água pré-pagos vs pós pago:
- O facto de serem um sistema independente onde não há necessidade de rotas de medição manuais, permitindo a interrupção do abastecimento (total ou parcial) automático em caso de falta de crédito, não havendo necessidade de deslocação para remover o contador.
- Já no sistema pós pago o pagamento é efetuado consoante o consumo, e é aquele que conhecemos como sendo o sistema "tradicional" e mais utilizado. No entanto as últimas inovações tecnológicas vieram permitir que ambos os sistemas pré e pós pagos estejam disponíveis com inúmeras possibilidades de comunicação, entre elas: LoRa, ZigBee, NB-IoT, GPRS, Rádio (RF), Sigfox, GSM, Wi-Fi.
- Os sistemas de contadores pré-pagos operam com base num cartão RFid ou com comunicação direta com o sistema de gestão. Têm válvula incorporada para corte automático ou comando do abastecimento, e possuem ainda uma bateria interna com autonomia até 10 anos.
- Os contadores pré-pagos possibilitam ainda a configuração de alarmes de fuga de água, modo incêndio, defeito de válvula, defeito dos impulsos, overflow, caudal máximo, entre outros.
Tudo isto está associado aos conceitos de telemetria pois permitem a gestão verdadeiramente global de todo o sistema, independentemente das localizações. Para localizações mais remotas os contadores pré e pós pagos com válvula incorporada, comunicação LoRa e opcionalmente GPRS são a opção ideal para o controlo e monitorização.
As válvulas de controlo remoto associadas aos contadores tradicionais permitem o real controlo remoto do contador e dos consumos como um todo. Todo o sistema permite a gestão do parque de contadores quer de contagem como perfis de consumo. O sistema permite interromper remotamente a operação do contador através de perfis de consumo.
GPRS ou AMR?
Nos sistemas de leitura GPRS os contadores "comunicam" diretamente com a entidade gestora por meio de tecnologia GPRS, suprimindo a necessidade de deslocações aos locais para recolha de leituras e tornando todo o sistema acessível quase em tempo real.
No sistema mobile AMR (automatic meter reading) a leitura é feita através dos chamados pontos móveis, podendo estes serem por exemplo viaturas (carrinhas ou motas) ou até mesmo os técnicos das entidades, em que o contador comunica com o PDA do técnico a leitura, isto sem necessidade de estar em frente a um contador. Este sistema além de permitir a otimização da recolha dos dados permite também a obtenção de informação mais rápida. Algumas das tecnologias disponíveis para este sistema são: LoRa, ZigBee, NB-IoT, GPRS, Rádio (RF), Sigfox, GSM, Wi-Fi.
Todas estas tecnologias permitem o registo de informação provenientes de diferentes pontos, a comunicação remota, antecipar determinados acontecimentos e a consequente informação de forma assertiva e célere, e por último a constituição de bases de dados capazes de produzir informações.
Eletroválvula AMR para contadores convencionais | Contadores de água volumétricos com comuicação LoRa | Contadores de água volumétricos com comuicação LoRa
Num contexto industrial e/ou profissional a sensibilização para a poupança de água, energia e outros recursos faz-se da mesma forma do que num contexto doméstico.Água é fonte de vida, logo é um dos recursos onde essa análise é mais importante. Equipamentos como contadores de água ou programadores de rega, entre outros, permitem a compreensão de consumos e a poupança, levando ao consequente consumo apenas do necessário e evitando desperdícios e perdas. Hoje em dia já existe um elevado número de tecnologias que permitem a poupança de água e energia, vejamos o exemplo dos hidrogeradores de água que permitem a obtenção de energia em locais sem alimentação e apenas a partir do movimento do fluxo da água.
O caminho para a redução da pegada ecológica é grande, mas a verdade é que se cada um de nós se comprometer a pelo menos tentar o futuro do nosso planeta (e o nosso) será mais risonho.
A Zeben dispõe de uma equipa de profissionais preparados para o ajudar nas suas necessidades. Entre em contacto e descubra tdas as possibilidades ao seu alcance!