Variadores de Velocidade DANFOSS em Explorações de Biogás Sustentáveis
Variadores de velocidade Danfoss promovem a sustentabilidade
A Danfoss apresenta equipamentos cada vez mais aptos a tornar o planeta mais sustentável e eficiente. Um dos seus mais recentes projetos centra-se na utilização de variadores de velocidade na maior central de produção de biogás da Dinamarca.
Os variadores de velocidade VACON100 e VLT FC-202 conseguem garantir que determinado processo ganhe todo o controlo que lhe é exigido de modo a torná-lo mais versátil, eficiente, e sobretudo sustentável, garantindo que no final do processo resulte uma eficiência elevada e um cumprimento total dos objetivos da aplicação.
Se eficiência é sinónimo de poupança energética, de redução de consumos, de minimização de desgastes mecânicos, então pode afirmar-se que com a aplicação de variadores de velocidade VACON100 e VLT FC-202 consegue-se ter um controlo de monitorização total destes fatores.
O aproveitamento de biogás de Kalundborg
O aproveitamento de biogás de grande escala de Kalundborg é diferenciador na medida em que utiliza unicamente resíduos e subprodutos para produção de insulina, e enzimas para a produção de biogás de forma sustentável e eficiente.
A estação de produção de Biogás foi construída entre 2017 e 2018, tendo entrado em funcionamento no primeiro trimestre de 2018. Foi inaugurada pelo Presidente da Dinamarca, Martin Damm, e pelo Ministro da Energia, Lars Christian Lilleholt e tem uma capacidade produtiva de 60 m3 de biogás por tonelada de biomassa, tendo vindo a obter um resultado total de 18000 m3 de biogás anualmente.
A opção por Danfoss
Vivemos num período de urgência e a central de Kalundborg não foi alheia a este paradigma, pelo que a sua construção se efetuou no tempo recorde de 1 ano. A capacidade de resposta operacional e a fácil adaptabilidade foi o ponto fulcral para destacar a Danfoss como a opção de eleição para este projeto ambicioso e distinto.
A instalação conta com mais de 50 variadores de velocidade Danfoss, entre os quais VACON100 e VLT FC-202 AQUA DRIVE. Os equipamentos foram instalados diretamente nos contentores técnicos ou em quadros elétricos, comunicando com o sistema de controlo e operação via PROFIBus.
Tão importante quanto a dimensão da instalação foi a capacidade de customização e operacionalidade que os variadores de velocidade Danfoss oferecem que, para além de garantir segurança e funcionalidade ao sistema, promovem o aumento da vida útil dos motores.
Graças à opção Danfoss, o aumento do tempo de vida útil de todo o sistema ficou assegurado a partir do momento em que se garante do ponto de vista da operacionalidade a eliminação dos golpes de ariete e os arranques bruscos, e a do ponto de vista preventivo o controlo e monitorização de todo o sistema.
Energeticamente, não haveria melhor opção senão Danfoss! Graças ao conceito “back cooling channel”, permite que haja uma transferência de cerca de 90% de calor dissipado para o exterior das instalações, não saturando o ambiente de operacionalidade e tornando possível adequar todo o funcionamento do sistema para os limites mais favoráveis e eficientes, o que resulta num aumento direto na produtividade.
Alguns factos sobre a planta de Kalundborg:
-
A planta pode produzir 8 milhões de metros cúbicos de biogás natural por ano, o equivalente ao consumo de 5000 famílias.
- Cada metro cubico de biogás natural contém aproximadamente 10 kWh de energia. Desta forma, aproximadamente 220 000 kWh de energia é “armazenada” cada dia na rede de gás natural.
-
A produção de gás natural derivada dos desperdícios industriais evita de lançar para atmosfera cerca de 17000 toneladas de CO2 anual
Fonte de energia entre as mais amigas do ambiente
Nos centros produtores de biogás tradicionais, o gás é diretamente utilizado na produção de eletricidade por meio de um grupo Motogerador. No entanto, com o aparecimento das energias renováveis houve uma alteração do próprio sistema de distribuição de eletricidade, o que leva a um declínio na produção estável de eletricidade.
Estas novas formas de produção de energia elétrica resultam numa necessidade crescente de armazenar grandes quantidades de energia por um período temporal alargado, de forma a suprimir as necessidades dos consumidores quando a energia eólica e solar não conseguirem corresponder à demanda de energia necessária.
Na planta de Kalundborg, o biogás é purificado com a mesma qualidade que o gás natural, portanto pode ser armazenado e distribuído na rede de gás natural dinamarquesa. O biogás puro é uma importante fonte de energia neutra de CO2, podendo ser utilizado em centrais elétricas, aquecimento central e transporte públicos.
Para mais informação:
Fonte: https://www.danfoss.com/