Compensação de fator de potência em redes poluídas?
As harmónicas são frequências múltiplas da frequência fundamental (H2 = 100hz, H3 = 150hz, H4 = 200hz, ...), sendo que, na prática, o resultado é uma forma de onda distorcida. Estas têm origem na instalação de cargas não lineares, cuja forma de onda da corrente, não acompanha a forma de onda sinusoidal da tensão de alimentação.
Por este facto, corrigir o fator de potência numa instalação com harmónicas é mais complexo, dado que as harmónicas podem interagir com os condensadores causando fenómenos de ressonância.
As harmónicas numa instalação elétrica podem provocar sobrecarga e possibilidade de ressonância nos condensadores, perdas nos enrolamentos e no núcleo magnético dos transformadores, aumento de temperatura nos enrolamentos e no circuito magnético dos motores, aquecimento dos condutores por efeito de Joule, quedas de tensão, entre outros.
Nestes casos são utilizadas baterias de condensadores com filtros anti-harmónicas, dado que se utilizarmos os mesmos equipamentos sem este tipo de filtros, estes irão provocar um aumento das taxas de distorção de harmónicas.
De acordo com a norma NP EN 50160, em condições normais de exploração, a THD (Taxa de Distorção Total) da tensão de alimentação (incluindo as harmónicas até à ordem 40, acima desta não são consideradas) não deve ultrapassar os 8%.
Outros FAQ´s:
Baterias de Condensadores
- Como eliminar o consumo em energia reativa e poupar dinheiro?
- Sistema típico de correção de fator de potência.
- Quais são os benefícios das baterias de condensador?
- Onde instalar a bateria de condensadores?
- Compensação de fator de potência em redes poluídas?
- Onde instalar T.I.´s (transformadores de corrente)?
- Condensadores FRAKO.
- Baterias de condensadores.
Energia Reativa: aceda aos FAQ´s.
Eficiência Energética: aceda aos FAQ´s.
Qualidade Energética: aceda aos FAQ´s.
Solução Filtros Ativos: aceda aos FAQ´s.
Presença de harmónicos: aceda aos FAQ´s.
Baterias de Condensador: aceda aos FAQ´s.